segunda-feira, 22 de março de 2010

Mutações de CTs - Dúvidas Frequentes

Salvem Amigos Canaristas;
Estou quase trocando o nome do Blog para O Canário Mutação (risos), tendo em vista a quantidade de emails que recebemos em relação a isto. O pessoal tem muitas dúvidas e vamos continuar tentando esclarecer algumas, quando soubermos.
Para entender bem as mutações e cores de CTs o primeiro passo é diferenciar o que é mutação (gene que causa transformação) do que é cor gerada pela mutação. Cor é o efeito gerado nas penas do canário afetado pelos genes da mutação em combinação com a raça ou sub-espécie do CT em questão. Esta combinação produz a cor ou aparência que vemos nas penas. Assim, primeiro vamos a uma definição das mutações hoje existentes:

Mutações:
1 - Mutação Canela – Mutação sexo-ligada recessiva que transforma tudo em marrom, facil de ver nas penas longas da asa e cauda. É uma cor de base, poderíamos dividir as cores de CTs em duas series: NEGROS(comuns) e CANELAS(marrons).

2 - Mutação Diluído -É a responsável pelos Opalinos. É uma Mutação dominante que dissolve a melanina de envoltura e dilui o risco e desenho. Dá ao pássaro um tom geral amarelo puro, clareia os riscos dando um tom cinzento aos riscos quando da SERIE NEGRA e quase apagando eles na SERIE CANELA. Os filhotes possuem uma sombra cinzenta quando ainda pardos. A mutação diluída é CO-dominante e gera dois fenótipos diferentes, o OPALINO quando o pássaro tem apenas um gene da mutação, e um AMARELO quando o pássaro tem os dois genes.

3 - Mutação Féo - Mutação recessiva que apaga a melanina negra e canela mantendo apenas a Feomelanina. A feo melanina se concentra no raquis da pena e na borda por isso a mutação féo dá um desenho de escamas. Quando o Canário e de uma raça sem feomelanina a mutação Féo também gera CTs AMARELOS.

Mutações menos conhecidas ou ainda não comprovadas:
4 – Ágata (“Canela Dominante”) - Mutação dominante que dilui as melaninas negras e marrons. As penas assumem um tom cinzento por vezes amarronzado, quando o pássaro possuir muita feomelanina. Esta mutação aparentemente não afeta quase a feomelanina quando existe mas elimina a melanina marrom afinando o risco. As melaninas negras são muito diluídas, deixando as mesmas cinzentas esbranquiçadas e bicos e pés bem claros. Acredito que seja o responsável pela cor Isabelino ao cruzar com o canela, pois muitos criadores chamam esta mutação também de Canela, e cruzam com o Canela Verdadeiro indiscriminadamente achando que é a mesma coisa. Por isso pode ser que daí surja os Isabelinos.

5 - Arlequim – Mutação ainda não fixada. Existem alguns indivíduos manchados que estão produzindo descendência também manchada, mas não sabemos direito a genética. Existem muitos arlequins que não são mutações mas sim plumagens aberrantes devido a insuficiências vitamínicas e alimentares.

Cores de Canários da terra geradas pelas mutações e/ou por cruzamentos seletivos continuados dos individuos:
Usaremos os números acima de cada mutação para mostrar a origem das cores. Assim 2+2 é duas vezes a mutação diluído, 3+2 é a mutação Féo mais a Mutação Diluído e assim por diante. Usaremos a palavra sel para indicar que é fruto de cruzamentos seletivos com vistas a um objetivo.

Canela(1) – É a cor básica gerada pela mutação canela sexo-ligada. São pássaros Totalmente marrons no que concernem as melaninas. Não guardam nada do preto das penas originais dos CTs

Opalinos(2) – Pássaros diluídos com uma cor amarela acinzentada, desenhos e sombras cinzas esfumaçadas nas penas. São gerados pela mutação Diluído, normalmente quando em simples fator, ou seja quando o pássaro possui apenas um gene da mutação em seus cromossomos.

Féos (3) – Canário com a cor geral amarelo claro e com o dorso e penas da asa e cauda com a borda canela. Um féo sempre é marrom pois a muração elimina o preto, deixando os olhos um pouco avermelhados. Um Féo é sempre oxidado, senão é chamado de amarelo.

Amarelos ou Amarelos Intensos(2+2sel ou 3sel. ou 3+2 ou 2+2+1) - Inteiramente amarelo ou por vezes "SOBRAM" algumas penas de cor normal(negras ou canelas) ou esfumaçados. São gerados a partir de seleção das mutações tanto Féo quanto Diluído. No caso dos Féos, são os chamados Féos diluídos e podem ser gerados por seleção de raças de Cts sem feomelanina. No caso dos Diluídos são seleções a partir dos Opalinos com dois genes da mutação Diluido em seus cromossomos, ou ainda melhor a partir da mistura da mutação Diluída com a Canela.

Féo Diluído(3sel. ou 3+1) – Veja acima explicação sobre esta cor.

Lutinos ( 1+2+2+3 ou 1+2+3 ) - É a combinação do Amarelo feito do Diluído + Féo no mesmo pássaro, ou seja é normalmente um pássaro com 3 mutações juntas, Amarelo(Diluido duplo fator) + Canela + Féo

Isabelino (1sel. ou 1+4) – É um Canela acinzentado claro. Provavelmente fruto do cruzamento da mutação Canela com a mutação Ágata.

Pastel (1sel.) - É uma cor oriunda da seleção da mutação canela/isabelino em alguns CTS onde o desenho(riscos das costas) fica apagado.

Duvidas Freqüentes:
Recebemos algumas perguntas e resolvemos respondê-las aqui por acreditarmos serem duvidas de vários outros criadores.

- Pensei que amarelo intenso fosse o mesmo que feo diluido, já que os feos oxidados tem as bordas das penas ligeiramente amarronzadas, e por isso, mais escurecidas.
OCR: Amarelo intenso é o nome dado a uma cor, podemos criar “AMARELOS INTENSOS” a partir de Féos diluídos ou a partir de Opalinos diluídos.

- E que opalino era algo como os canelas, só que em vez de penas marrons elas são cinzas..
OCR: Opalino também é uma cor, gerada pela mutação chamada DILUÍDO, mutação co-dominante explicado acima. Os Opalinos podem ser Cinzas, bem marcados, ou quando misturados com a mutação Canela são mais claros e puxando para o marrom.

- E ainda tem a estória do pastel, do isabelino e do isabelino pastel, comum pastel.
OCR: Isabelino e Pastel são cores selecionadas a partir da mutação canela. Temos suspeitado que o Isabelino é formado a partir da junção das mutações Ágata e Canela.

- Se um feo diluído apresentar as bordas das penas cinza, em vez de marrom, podemos chamar de feo opalino? O mesmo ocorre com os feos oxidados com relação as bordas das penas?
OCR: Nunca vi um Féo com bordas cinzas, se apresenta as bordas cinzas deve ser um Opalino (Duplo fator =+ claro e Simples fator= + escuro) e não um Féo. O principio da mutação Féo e eliminar TODA a melanina negra das penas, logo as penas nunca ficariam cinzentas. Já o Opalino elimina TODA a feomelanina. Assim um CT Féo Opalino é um pássaro todo amarelo(veja fotos abaixo).



- Canela e canela dominante, não é a mesma cor? E se diferenciam apenas pelo modo de imposição desta cor sobre a outra que ficou oculta?
OCR: O que vem sendo chamado de Canela Dominante, na verdade não é canela, mas sim outra mutação que dependendo da quantidade de feomelanina do canário afetado parece marrom/canela. Acreditamos estar diante de uma OUTRA mutação mais semelhante ao Ágata do que ao Canela.

- Também pensei que ágata era uma mutação semelhante aos "dálmatas nos cães", por apresentarem partes escuras e partes mais claras, distribuídas em todo o corpo da ave.
OCR: As mutações Ágatas em aves eliminam a melanina marrom e diluem a preta deixando bicos e pés róseos, os riscos bem finos, as penas com a borda esbranquiçada.

- Tenho um canário "comum" de sangue peruano ou quase peruano, de 3 anos, mas ele apresenta-se, visto ao longe, meio verde. Ele apresenta as penas melânicas meio acinzentadas, em vez de pretas. Fica parecendo um ct com muda meio incompleta, segundo as pessoas que veem ele. Isso é alguma mutação não citada?
OCR: Para dizer isso com certeza só vendo, ou melhor ainda só cruzando para ver os produtos. Devem existir muitas mutações ainda não detectadas ou diferenciadas nos planteis de CTs. Mas para comprovar é necessário cruzamentos e avaliações.

- Pode-se definir uma mutação com segurança em cts jovens, ou só depois de mudados, quando atingirem a cor definitiva? "
OCR: Quase todas as mutações, quando não foram combinadas com outras, podem ser definidas quando os pássaros ainda estão pardos.

Saudações Canaristas
Fabio Paiva de Sousa Jr.