sábado, 20 de março de 2010

Manual de Julgamento de Exposições de Canários da Terra

Salvem Amigos Canaristas;

Estivemos conversando com o Paulo Rômulo de MG sobre mutações e a estrutura do atual Manual de Sicalis de Cor do Comitê de Mutações COBRAP. Identificamos o objetivo base desta proposta e decidimos passar a adotar o mesmo principio e a sua nomenclatura em um projeto que pretendemos realizar. O projeto consiste em realizar exposições de canários da terra, valendo-nos da nossa experiência como árbitro em exposições de nativos. Para isto montamos uma nomenclatura a parte, pois por enquanto não temos nenhum tipo de sinalização do Comitê COBRAP. Assim no sentido de regulamentar o manual, e também para corrigir alguns problemas que lhe dificultam o uso prático em exposições construímos uma nossa nomenclatura. Ela não contradiz em nenhum ponto o Manual COBRAP, apenas regulamenta as cores definidas nele em uma nomenclatura nos moldes FOB/OBJO/ COM/OMJ, para de forma prática permitir a realização de uma exposição.

Retornando a intenção original do manual COBRAP, a vontade dos criadores convidados a compor o comitê, do qual fazíamos parte, era de padronizar os nomes das cores para acabar com a Torre de Babel que dominava a criação de mutações de canários na virada do século. Fora este objetivo pensava-se em formatar uma nova classe de criação, os SICALIS DE COR. Uma nova forma de ver as cores de canários da terra que estavam surgindo. Devido a formação de alguns dos componentes presentes na reunião de montagem do manual, uma comparação indiscutível com os CANÁRIOS DE COR surgiu. Entretanto a intenção inicial, que foi atingida plenamente, era de criar um padrão de nomes para as cores.

Veja bem amigo canarista que digo cores de canários da terra e não mutações. A idéia do manual, sem considerarmos os desvios gerados pela influencia dos padrões de canários europeus, é formatar um conjunto de cores diferentes, utilizando para isto as mutações existentes e também combinações destas nos mesmos moldes das demais aves domésticas. Adotando neste caminho uma postura de seleção por cor e não por mutação. O manual atual não é perfeito, entretanto visualizamos que nenhum o é, e que devemos começar por algo. Construímos assim uma nova nomenclatura baseada no manual, disponibilizamos para baixar na nossa área de documentos. Esta nomenclatura fundamenta-se em dois grupos base, um para as espécies de Sicalis na sua forma natural e outro exclusivamente para os Sicalis de Cor, onde selecionaríamos a cor segundo um padrão pré-estabelecido, sem nos deter na espécie original do canário da terra. Ao conhecedor do Manual COBRAP ficará claro que existem pequenas modificações na padronização das classes.

As pequenas modificações feitas baseiam-se no fato de que do jeito que está o manual atual fica um pouco confuso e não elucida alguns itens. Um dos pontos é o nosso re-enquadramento dos Féos diluídos como lipocrômicos. Baseados no fato de que se a intenção é selecionar a Cor, assim como o nome diz, o Féo correto é o que possui bastante feomelanina, assim devemos selecionar na classe Féo apenas o oxidado. O Féo diluído é um lipocrômico, ou quase isso, e pode ser selecionado neste sentido. Poderia também facilmente ser confundido com um opalino canela duplo fator. Assim acreditamos que os Féos diluídos devem ser reposicionados em uma nova classe que criamos para os Lipocrômicos junto com outras seleções de mutações que geram esta cor. O outro ponto repousa sobre a classe Pastel. Uma cor de difícil seleção e que não se encontra bem definida em relação à transmissão. Para otimizar o julgamento reunimos a cor Pastel em uma só classe de julgamento e julgaríamos Pasteis e Pasteis Canelas/Isabelinos em uma mesma classe.

Outros fatores diferenciadores é que incluímos na nomenclatura duas classes não existentes nos manuais de julgamento dos canários de cor, mas sempre presentes nas nomenclaturas dos outros segmentos de exposições de pássaros no Brasil e no mundo. São elas as classes de Combinações de Mutações, para as somas de duas ou mais mutações (Opalino Féo e Opalino Canela) e a categoria de Outras Mutações (Arlequins e Ágatas) para as mutações ainda não reconhecidas e regulamentadas. A razão desta ultima categoria nos Sicalis de Cor é que existem outras cores criadas e parcialmente definidas, porém em menor numero que assim podem participar da exposição

Mantivemos uma classe para os Isabelinos, apesar de gerarem bastante discussão quanto a sua validade como classe. Acreditamos que seja uma cor válida devido à beleza dos exemplares, porém a discussão sempre repousa sobre o fato de serem canelas claros ou uma mutação independente. Para tal utilizamos a definição de Sicalis de Cor Isabelino. Definido como uma cor canela diluída com a intenção de produzir indivíduos cada vez mais claros, porém sem perder o desenho. Se partirmos para uma seleção por cor não nos interessará a origem, basta que a cor seja diferenciada. Além disto, não podemos negar a possibilidade que os Isabelinos sejam fruto de um cruzamento entre as duas mutações Canelas hoje existentes. O Isabelino pode ser o fruto do cruzamento entre o “Falso Canela”, ao qual preferimos chamar temporariamente de Ágata, e o tradicional Canela sexo-ligado. Assim sendo o Isabelino teria a mesma formação dos Isabelinos dos Canários de Cor, ou seja, não seria uma mutação ocorrida, mas sim o fruto do cruzamento de uma mutação diluente Ágata e a mutação Canela oxidada.

.

Para finalizar afirmamos que sabemos que tudo isto precisa passar por uma avaliação na prática. Assim nós pretendemos promover uma exposição com o apoio de entidades ornitofílicas as quais estamos filiados para testar esta nomenclatura. (veja abaixo a nomenclatura resumida).

Saudações Canaristas

Fabio Paiva de Sousa Jr.

Grupo A – Normais
Classe A1 – S.f.brasiliensis NORDESTE
A1I – Filhote
A1F – Fêmea
A1M – Macho
Classe A2 – S.f.brasiliensis SUDESTE e CENTRO-OESTE
A2I – Filhote
A2F – Fêmea
A2M – Macho
Classe A3 – S.f.pelzelni SUL
A3I – Filhote
A3F – Fêmea
A3M – Macho
Classe A4 - Outros Sicalis(S.columbiana, S.citrina, S.luteola e etc...)
A4I – Filhote
A4F – Fêmea
A4M – Macho
Classe A5 - Outros Sicalis Mutações(S.columbiana, S.citrina, S.luteola)
A5I – Outros Sicalis Mutações Filhote
A5F – Outros Sicalis Mutações Fêmea
A5M – Outros Sicalis Mutações Macho

Grupo B – Mutações – SICALIS DE COR
Classe B1 – Canelas
B1I – Canela Filhote
B1F – Canela Fêmea
B1M – Canela Macho
Classe B2 – Opalinos (Diluídos simples fator)
B2I – Opalinos Filhote
B2F – Opalinos Fêmea
B2M – Opalinos Macho
Classe B3 – Féos
B3I – Féo Filhote
B3F – Féo Fêmea
B3M – Féo Macho
Classe B4 – Isabelinos
B4I – Isabelino Filhote
B4F – Isabelino Fêmea
B4M – Isabelino Macho
Classe B5 – Lipocrômico
B5I – Lipocrômico Filhote
B5F – Lipocrômico Fêmea
B5M – Lipocrômico Macho
Classe B6 – Pastel (Pastel, Pastel Canela/Isabelino)
B6I – Pastel Filhote
B6F – Pastel Fêmea
B6M - Pastel Macho
Classe B7 – Combinação de Mutações (Opal.Canela, 2xOpal.Féo(Ino), etc.)
B7I – Combinações Filhote
B7F – Combinações Fêmea
B7M - Combinações Macho
Classe B8 - Outras Mutações (Ágatas, Arlequins e outras mutações não fixadas)
B8I – Outras Mutações Filhote
B8F – Outras Mutações Fêmea
B8M – Outras Mutações Macho