segunda-feira, 8 de março de 2010

A Mutação Féo

Salvem Amigos, após um período de dormência, retornamos ao assunto mutações de CTs. Agora para falar um pouco sobre a mutação Féo. Para falar desta mutação precisamos falar um pouco sobre o que é a Feomelanina. Chamamos Feomelanina a melanina que se situa nas bordas das penas, principalmente as penas do dorso e nas penas longas das asas e cauda. Esta melanina é normalmente marrom, entretanto em alguns canários da terra fica escondida embaixo da melanina preta. Melanina esta que gera o tom esverdeado dos CTs. Nos canários da terra quanto mais do norte é a origem da nossa linhagem, menos Feomelanina encontramos. Disto surgem as divisões de Féo Diluído e Féo Oxidado. Ao nosso ver os Féos diluidos são os Féos de má qualidade. Se vamos trabalhar com a mutação Féo, devemos considerar como padrão ideal os indivíduos bem oxidados. Os indivíduos diluídos são pássaros apenas de criatório, visando unicamente a produção de Amarelos e das fenocópias de Lutinos.

Fêmea Féo de Sicalis f. brasiliensis (foto Fabio Paiva)

Esta mutação caracteriza-se pela perda geral de melanina negra mantendo apenas a Feomelanina das bordas das penas e do ráquis (eixo central das penas). Gerando assim uma aparência de escamas nas penas. Assim um canário féo é basicamente amarelo pálido com uma sombra marrom clara. Diferenciando do normal que costuma ser amarelo vivo com tonalidades esverdeadas.



A mutação Féo pelo que os experimentos tem mostrado é autossômica recessiva. Ou seja transmite-se de forma recessiva seja em machos como em fêmeas da mesma forma. Assim um pássaro normal poderia ser portador de Féo. Apesar disso devido ao excesso de cruzamentos entre mutações, não nos foi possível comprovar a existência de um normal portador de Féo. Sabemos que é possível mas pessoalmente nunca vimos um. Talves os amigos que estão lendo possam contribuir com esta informação. Estamos trabalhando para separar a mutação Féo das demais e acreditamos que em 2 anos poderemos ter um linhagem somente de féos sem nenhuma interferência de outras mutações.Para selecionarmos uma linhagem de Féos, devemos nos ater aos pássaros mais marrons, deixando os Féos diluídos para trabalhar os Amarelos lipocrômicos, seja em seleção dentro da mesma mutação ou cruzando com Diluídos (Opalinos ou Amarelos Intensos) para obter os Amarelos de olhos vermelhos.
Casal de Sicalis f. brasiliensis Féo, Macho a esquerda.

Avaliando esta afirmação o melhor Féo deve surgir de fêmeas pelzelni, onde a Feomelanina possui a sua concentração máxima. Acreditamos ainda que o futuro dos Sicalis de Cor esteja nos S.f.pelzelnis, pois estes possuem todas as melaninas na máxima expressão. Isto ocasiona o efeito mais espetacular das mutações, sejam elas canelas, féos, diluídas ou pasteis. Assim afirmamos que até mesmo nos lipocrômicos, onde o macho seria amarelo palha e a fêmea creme esbranquiçado, o efeito mais completo das mutações deve ocorrer nos S.f.pelzelnis. Até mesmo pela semelhança da formação das melaninas destes com outro grande campeão de mutações e variações, o Canário de Cor.

Saudações Canaristas
Fábio Paiva