sexta-feira, 12 de março de 2010

Ainda sobre os canelas e pastéis

Salvem Amigos Canaristas; Após algumas pesquisas resolvemos voltar as mutações canela e pastéis, pois verificamos que estavamos equivocados a pensar que aquela mutação canela poderia ser chamada de Pastel. Estivemos conversando com o Paulo Rômulo sobre o que o Manual Sicalis de cor da COBRAP chama de PASTEL e a compreendemos bem o objetivo do manual e da cor pastel. A cor que o manual chama de PASTEL não é uma mutação, mas sim a seleção de canelas sexo-ligado sem riscas, ou seja é uma cor oriunda dos canelas não uma nova cor. Assim ao adquirir pastéis você não terá certeza de gerar novos pastéis diretamente. Você vai precisar selecionar e sempre terá canelas normais em meio aos pasteis. Só não entendemos direito como podem existir pastéis normais (veja foto abaixo no fim desta postagem e ao lado na área de imagens) se os pastéis são uma seleção do canela sexo ligado . A partir deste momento não falaremos mais em MUTAÇÃO PASTEL, mas sim em COR PASTEL.

Assim aquela mutação parecida com canela mas que ainda mantém um pouco de preto precisa receber um outro nome nome, para não criar confusão. Porque nem é Canela e nem é Pastel. Entretanto encontra-se bem fixada e até se conhece a hereditariedade.


Uma das nossas fêmeas da mutação "Falso Canela", veja que ainda mantêm muito marrom.

Segundo informações do próprio Paulo Rômulo esta mutação “Falso Canela” é dominante e existe em grande quantidade em MG e por lá o pessoal também chama de Canela. Entretanto não é uma mutação que transforme TODO o preto em marrom, premissa básica para uma mutação ser chamada de canela.

Vamos executar cruzamentos testes com os nossos indivíduos, mas talvez o nome Ágata, que representa uma primeira e suave diluição que clareia pés e bicos, afina os riscos e gera um esbranquiçamento da ponta das penas longas, seja melhor aplicada. Tentaremos também contato com o Criadouro Bocaina, que possui vários pássaros desta mutação e já bem encaminhados no ideal que pensamos ser o caminho desta mutação.(veja abaixo a foto disponivel em http://www.criadourocomercialbocaina.com.br/).

Fêmea da mesma mutação criada pelo Bocaina com a aparência ideal de "Ágata", ou seja com pouco marrom distribuído.

Com relação aos Pastéis do Manual Sicalis de Cor, o objetivo é selecionar pássaros sem nenhum desenho nas costas. Veja a foto abaixo disponível no Manual Sicalis de Cor - COBRAP.


Saudações Canaristas
Fabio Paiva de Sousa Junior.