segunda-feira, 2 de agosto de 2010

As Mutações Marrons nos CTs II

Salvem Amigos Canaristas;
A idéia de chamar os Canelas dominantes de CANELAS e os Canelas sexo-ligados de ISABELINOS gerou frutos e decidimos alterar a proposta passando a chamar os canelas dominantes de MARRONS e os sexo-ligados de CANELAS. A nossa proposta com este Blog é sempre o debate entre criadores e interessados em mutações. Não estamos aqui com idéias fechadas e nem com a proposta de enfiar goela abaixo nenhuma nomenclatura. Com isto após postarmos o texto sobre a proposta para as mutações Marrons de CTs, alguns amigos entraram em contato e após avaliar fotos e pensamentos de amigos. Verificamos a existência de uma cor realmente diferente que está sendo chamada as vezes de Isabelino e as vezes de Pastel, inclusive parece que nascem Pasteis destes Isabelinos ao cruzar com normais sem nenhuma mutação. É uma cor diferente e que merece avaliação. O colega Raul, do Criatório Guyrajúba, cruzou um macho destes Isabelinos com uma fêmea normal e saíram 6 filhotes todos com a aparência dos Marrons Dominantes.
Fig 1 - Fêmea Marrom (canela dominante)
Pensamos que poderiam estes ISABELINOS, não serem realmente uma mutação independente, mas sim uma combinação das mutações MARROM e CANELA no mesmo pássaro. Outra possibilidade, que explicaria o nascimento de 6 filhotes todos semelhantes a mutação dominante que chamamos de MARROM,  é dos ISABELINOS/PASTEIS serem a forma duplo fator da mutação dominante Marrom. E assim esta seria semelhante a Opalina e não teria dominância completa, seria co-dominante. Mas poderia ainda ser as duas coisas, ou seja ser a combinação de Canela com o duplo fator do Marrom dominante. Enfim a cor existe está lá e ninguém tem muita certeza ainda de como ela aparece.
Assim após refletir um pouco, resolvemos propor outra coisa a respeito dos dois canelas e adotar o mesmo em nossos artigos e descrições. Passaremos a chamar os Canelas dominantes de MARRONS e os sexos-ligados continuarão sendo chamados de CANELAS.
Com isso daremos espaço para que esta cor que por vezes parece ISABELINA, as vezes parece PASTEL se desenvolva e possa mostrar se realmente é uma mutação. Qual a sua transmissão genética, e com isso como podemos produzi-la controladamente.
Vamos em frente, sempre criando e evoluindo em conhecimento.
Saudações Canaristas
Fabio Paiva