quinta-feira, 15 de julho de 2010

Uma necessária definição para as Mutações Marrons nos CTs

Salvem Amigos Canaristas;
O assunto Mutações de Canários-da-terra gera quase tanta polêmica quanto o assunto distribuição de anéis do IBAMA. Mas neste campo, o das mutações, nós podemos atuar mais claramente e mudar facilmente o que acontece. Nossas discussões não nos deixam indignados e com a sensação de “moscas sem asas”, elas ultrapassam as janelas de nossas casas.
Ficamos felizes nestes últimos dias, pois conseguimos elucidar um problema que seguidamente nos tirava o sono. Há algum tempo venho me preocupando com a existência de duas mutações diferentes que vem sendo chamadas de Canelas pelos criadores. Isto me causa muito desconforto pela confusão gerada na comunicação entre os criadores de diversas partes do país. Tentei descobrir um novo nome para a mutação Canela Dominante algumas vezes. Mas as minhas propostas não convenciam nem a mim mesmo. Já havíamos pensado em chamar o Canela dominante de Moka, tal qual a cor semelhante que existe nos Manons Japoneses (Lonchura striatta Dom.). Talvez ainda Café, Nougat ou Marrom mas não achávamos correto usar esse nomes incomuns nas listas de cores de pássaros. Chamei de Pastel, mas Pastel é outra cor. Chamei de Ágata, mas alem de possuir muito marrom para tal nome, ao que parece já surgiu no Criadouro Monte Alvão, do Paulo Rômulo, uma outra mutação diferente com as características de uma mutação Ágata.
Entretanto há alguns dias, numas conversas com Árbitros FOB de outros segmentos me iluminaram com uma idéia simples mas direta no ponto. Um árbitro FOB de Canários de Cor me perguntou:
- Vocês tem duas mutações marrons sendo chamadas de canela, certo?
Eu respondi: Certo!
- Uma é mais clara e a outra mais escura, certo?
Eu respondi: Certo!
Ao que ele concluiu com simplicidade:
- Então vocês não têm duas mutações Canela, mas sim Uma mutação Canela e Uma mutação Isabelino.
 Fig. 1 – Fêmea de S.f.brasiliensis “CANELA” e um Macho de S.f.pelzelni “ISABELINO”
A resposta dele foi como um tijolo caindo na minha cabeça. Como eu ainda não havía pensado nisso. Estava sempre na tentativa de mudar o nome do Canela Dominante, por que veio depois e é mais marrom escuro e etc.., não me dei conta que o certo era mudar o nome do mais claro. Apesar de alguns problemas que poderiam surgir, pois alguns criadores estão acostumados com a idéia CANELA=SEXO-LIGADO, acho que esta é a melhor opção.
Assim, fazendo um TURN-TO-MIND, proponho que passemos a chamar o Canela sexo-ligado de ISABELINO. A esta proposta alguns ainda podem comentar:
- O Manual COBRAP já define uma cor como ISABELINO.
Melhor ainda, pois o manual define a cor, mas não define como chegar nela. O que é considerado por muitos, nos quais me incluo, a grande deficiência deste Manual. Agora com esta modificação na forma que denominamos as mutações marrons já sabemos como chegar nela. Inclusive podemos compreender como selecionar as cores do Manual COBRAP.
Nos pássaros da mutação dominante, CANELA, selecionaremos os mais marrons, mais escuros, cor de casca de canela. Enquanto nos pássaros da mutação sexo-ligada, ISABELINOS, selecionaremos os mais claros, bege claro. Mais ainda para colaborar com a idéia da mudança de nome, podemos dizer que todos os chamados Isabelinos que vimos até hoje eram nascidos em plantéis de Canela sexo-ligado. O mesmo serve para a cor Pastel. Inclusive, o Paulo Rômulo, que é o maior criador destas mutações, também me comentou que ambas as cores surgem em planteis de canelas sexo-ligado e são segundo o seu entendimento, são melhor “selecionadas” a partir da mutação Canela sexo-ligado.
 Fig. 2 Fêmea “ISABELINA” de criação e propriedade do Criadouro Butiá
Assim para o bom entendimento das mutações, passaremos a chamar:
- A mutação Marrom Dominante devido ao seu tom marrom escuro de CANELA.
- A mutação Marrom Sexo-ligada devido ao seu tom claro de ISABELINA.
Alem do tom claro, a mutação Isabelino nos permite gerar indivíduos quase sem desenho o que é uma característica comum a todas as mutações Isabelino nas outras espécies de pássaros.
Isso vai acabar com os problemas como o que ocorreu com um amigo meu. Ele comprou um casal de canelas e após os primeiros filhotes veio me cobrar:
- Tu havia me dito que de dois canelas não podem nascer comuns e lá em casa nasceram vários filhotes comuns de um casal de canelas.
Perguntei a ele se um era bem escuro e outro bem claro, ao qual ele respondeu que sim. Expliquei então a situação das duas mutações marrons chamadas de canelas pelos criadores e ele ficou um pouco confuso mas se resignou. Questionou é claro porque o criador vendeu a ele dizendo que ambos eram canelas se eram de mutações diferentes. Estas são as confusões e “misturanças” que mais queremos evitar e que aliadas a outras causaram um descrédito geral na criação das mutações de CTs.
Agora  isto posto, posso dizer a ele:
- Tu não tens um casal de canelas! Tu tens um casal formado por um Isabelino e um Canela! São duas mutações diferentes!
Brincadeiras a parte, nós vamos andando, sempre em frente, como diz o Mestre Aloísio.
Saudações canaristas.
Fabio Paiva