domingo, 20 de junho de 2010

Artigo Sobre Criação Seletiva na Passarinheiros&Cia Nro 58

Salvem Amigos Canaristas e Passarinheiros;
Tivemos a felicidade de ver nosso artigo aceito e publicado na revista Passarinheiros&Cia número 58. Este não é o nosso primeiro artigo publicado neste que é um dos melhores meios de divulgação das atividades passarinheiras. Entretanto consideramos um artigo importante pois é o fruto do trabalho de vários anos buscando explicar a seleção nas nossas criações. Recebemos vários elogios de criadores, principalmente por conseguir reunir quase tudo que aprendemos e apresentar em uma linguagem fácil e simples. Este artigo inicia uma série de artigos sobre genética e seleção, aplicada aos Canários-da-terra e suas mutações, que realizaremos em conjunto com a revista Passarinheiros&Cia.
Dizemos que este artigo é o fruto do trabalho de vários anos porque originou-se em um antigo projeto de escrever um livro sobre criação de pássaros nativos. Entretanto escrever e publicar um livro sobre nossa atividade pode ser muito difícil para quem não possui recursos para bancar as primeiras edições. Decidimos por estes motivos publica-lo em outro meio de divulgação, a excelente Revista do amigo Edilson Guarnieri. Desta forma este é um artigo que veio sendo escrito nos últimos 7 anos, tendo recebido varias alterações e complementos no decorrer dos anos.
Utilizamos vários conceitos de seleção que em base são aplicáveis a qualquer espécie animal e retratamos nele tudo que aprendemos nestes quase 40 anos de criação de varias espécies de animais. Entretanto não pretendemos que seja a palavra final e achamos que a cada ano teremos mais itens a acrescentar neste "rol"
 de conhecimentos.
Saudações canaristas;
Fabio Paiva