domingo, 9 de maio de 2010

Um Criadouro Prático de CTs (dicas de um criador com pouco tempo)

Salvem Amigos canaristas;
Na ultima temporada  recomecei a criar canarios e a intenção era criar com uma ou duas fêmeas. Bom sabe como é me envolvi nas mutações e fui aumentando as femeas e cheguei a 6. Bom consegui dar conta do recado mas a infraestrutura não funcionou. Viajo bastante e casualmente no meio da temporada apareceram varias viagens a trabalho. A estrutura que eu tinha não facilitava a gala e a minha esposa, apesar de boa vontade, não sabe manejar as gaiolas.
Assim decidi montar uma estrutura para criação mais inteligente e que facilitasse o momento de entrada e saída do macho. Verifiquei que o número de femeas que consigo tratar está entre 4 e 6 fêmeas, o que se conseguirmos um rendimento médio de 5 filhotes por fêmea atinge de 20 a 30 filhotes por ano, o que é mais do que suficiente para obter os resultados que desejo.
Mas voltando ao criadouro, verifiquei que as gaiolas para criar canários da terra não precisam ser tão grandes quanto pensamos. Minhas canárias haviam cumprido todo o processo de reprodução em gaiolas um pouco maior que uma piracicaba nro.4. Assim projetei o criadouro levando o tamanho das duas gaiolas que já tinha como solução(43(A)x43(C)x30(L)).
Gaiola de fêmeas com porta dianteira na esquerda para ninho e passadores laterais para entrada do macho.
Gaiola de fêmeas com porta dianteira na direita.
Gaiola dos machos com dois passadores laterais, na época de cria mudamos a posição dos poleiros deixando próximos dos passadores laterais dos dois lados.

Montamos o criadouro com 9 gaiolas, 3 de machos e 6 de fêmeas com as portas dos ninhos em posições opostas. Assim as gaiolas de machos ficam em posição central e as das fêmeas em posições laterais a elas três a três.
Duas das três linhas de gaiolas criadeiras, com macho no centro e uma fêmea de cada lado.

Para fixação das gaiolas, optei por suportes de parede ao invés das tradicionais prateleiras. Isto se deve ao fato de quando entrar na temporada de cria manterei as três gaiolas da linha com os passadores abertos e apenas a divisoria de eucatex mantendo cada pássaro em sua gaiola. Assim quando chegar o momento da gala, mesmo que eu não esteja em casa, qualquer um pode tirar a divisoria sem risco de deslizar a gaiola para o lado e deixar algum pássaro fugir. As gaiolas ficam fixas no seu lugar, penduradas nos ganchos dos suportes.

Suporte de gaiolas, mantem a gaiola a 10 cm da parede. Ao lado detalhe do suporte com gancho de pendurar.

Cada gaiola possui uma grade no fundo, mantendo as fezes afastadas 6cm dos pássaros.
Equipamentos de cada gaiola: Comedouro automático K-13, poleiro plástico raiado de 10mm de diâmetro, Banheira grande, bebedouro Kotori e pote de grit e minerais da Mr.Pet.
Comedouro Automático K-13 posicionado na janela dianteira da gaiola. Detalhe da posição do poleiro plástico
Comedouro Automático na janela dianteira da gaiola, visto por dentro.
Posição do poleiro plástico na porta do ninho.

Plaquinha de identificação feita com chaveiro comercial, destes usados pelas imobiliárias para casas de aluguel e dois lacres plásticos para fixar.
Divisória feita com eucatex e dois parafusos com duas porcas e duas arruelas fixos na parte superior para pendurar nas gaiolas.

Com estas montagens criamos a infraestrutura necessária. Colocamos o criadouro para funcionar em uma peça de 2,5m por 1,6 com uma janela basculante. Apesar do sol não entrar diretamente na peça a iluminação no verão é suficiente para criar algas verdes nos bebedouros. Entretanto no inicio do outono começamos a achar que a iluminação, principalmente em dias de chuva pode não ser suficiente. Colocamos uma lâmpada fluorescente compacta de 6500k e de 36w, ligada a um timer que aciona em dois intervalos das 08:30 as 11:00 e das 14:30 as 17:00 hrs. A lâmpada fica posicionada na parede da frente das gaiolas no alto do lado oposto a janela basculante.

Fluorescente compacta de 36w e 6500k, ligada ao timer.
Posição da janela basculante com a luz das 12: hrs do outono.

Bom amigos canaristas, é isto. Agora só resta esperar a temporada chegar. Nomomento só temos penas para varrer e vitaminicos e suplementos para servir.
Agradeço ao amigo José Avelino, da Loja Pássaros em Porto Alegre por obter os equipamentos e aturar as minhas exigências relativas a qualidade dos mesmos. Agradeço também ao atendimento perfeito do Site Passaros e Cia onde busquei os poleiros plásticos que chegaram em tempo record. Sem esquecer da fábrica de gaiolas Ari & Filhos de Alvorada que atendeu as minhas solicitações na confecção das gaiolas personalizadas.
Saudações canaristas.
Fabio Paiva de Sousa Jr.