quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mutações de CTs II - Canelas x Pasteis

Salvem amigos criadores, dando continuidade ao nosso bate-papo sobre mutações pensamos em falar sobre os pastéis e os canelas, diferenciando os mesmos. Por efeito da nossa postagem anterior, surgiu uma discução com alguns criadores sobre aquela fêmea que nos chegou como canela, mas acreditamos ser outra coisa pois mantém algum preto. Verificamos assim um problema que é mais comum do que pensávamos. A confusão entre canelas e pastéis. Inicialmente acreditávamos que o pastel não fosse uma mutação, mas sim uma seleção da mutação canela. Argumentos de alguns amigos criadores me fizeram mudar de idéia sobre os pasteis e passei a considerar a possibilidade da fêmea mostrada no post anterior ser um pastel normal, possibilidade esta que verificaremos em cruzamentos e relataremos posteriormente.

A maioria dos criadores de mutações de canários da terra chama todo o canário que tenha uma cor geral marrom de canela. Entretanto a definição primária da mutação canela é de que é uma mutação que transforma TODO o preto em marrom. Assim pássaros predominantemente marrons, que ainda mantenham um resquício de preto, não podem ser considerados como CANELAS.

Referências: cesarcanarios.blogspot.com/2009/10/pintago.html

vitorsppp.googlepages.com/avesindígenaseuropeias

As mutações pastéis em todos os pássaros tem uma tendência a “empastelar” o preto, deixando os pássaros afetados com uma aparência geral marrom(veja os Carduelis carduelis acima), mas mantendo ainda algum preto(acinzentado) “por baixo”da cor geral. É claro que em criações mais desenvolvidas este marrom da cor geral tende a sumir, porém tratamos de uma espécie onde a seleção das mutações está nos primórdios. Desta forma os nossos pastéis são como os antigos pastéis dos Canários de cor, que eram bem “amarronzados”. Com relação a confusão pastéis x canelas, recebemos relatos de criadores que compraram pássaros de criadores comerciasi como canelas e receberam pássaros que não eram canelas. Outro criador me disse que comprou um casal de canelas porem os dois eram diferentes e dos frutos deste casal nasceram indivíduos normais, isto é impossível se os dois fossem da mesma mutação. Vimos inclusive na seção de fotos de canelas de um criadouro comercial, alguns pássaros que pela quantidade de preto que apresentavam provavelmente não são canelas, mas sim pasteis.


Referência: Manual Sicalis de Cor COBRAP

Com relação a impressão geral de que os pastéis são frutos de uma seleção de canelas, contamos com dois motivos para isso ocorrer. O primeiro é que um pastel normal parece um canela na primeira olhada, inclusive com bicos e pés claros. E como segundo temos o fato de que como em todas as espécies em que existe a mutação pastel, o efeito dela é ainda mais sensacional quando o pássaro além de pastel é canela também. Os pasteis canelas costumam ser bem claros, devido ao efeito maior da mutação pastel sobre a melanina canela. Isto sofre ainda mais a influencia do fato de que a mutação pastel também é sexo-ligada, como a maioria das mutações canelas.

Podemos ainda considerar que os Pasteis podem ser combinados com Canelas, Diluídos e Féos, gerando uma grande quantidade de variações nestes fenótipos(aparências). Os pasteis canelas serão pássaros bem claros, sem no entanto ser amarelos, pois na plumagem de baixo(subpena) continuarão escuras. Assim o pássaro continuará verde. Fora isto ainda temos a variação melânica dos nossos canários, dependendo da região de origem.

Foto 1 Fabio Paiva.
Foto 2: Manual Sicalis de Cor COBRAP

Já os canelas devem ser bem marrons, sem nenhum tipo de preto ou cinzento. Nos canelas existem aparentemente duas mutações, uma com transmissão sexo-ligada e outra dominante. A sexo-ligada é mais comum e bem comprovada. Já no caso da dominante precisamos ainda confirmar a sua real existência.

Fotos Fabio Paiva
Com relação aos Isabelinos, pode ser até que exista uma mutação Isabelina, mas acreditamos ser muito fácil de confundir pasteis canelas(veja Fotos Abaixo) ou canelas bem claros oriundos de pássaros de regiões do nordeste com Isabelinos.

Referência: Manual Sicalis de Cor COBRAP

Além disto na formação dos Isabelinos de qualquer espécie existe uma mutação Ágata embutida, ou seja o ISABELINO em qualquer espécie de fringilídeo nada mais é do que um Ágata Canela. Assim como ainda não temos confirmação de nenhum Canário da terra Ágata, pensamos que a denominação ISABELINO não deva ser usada por enquanto.

Saudações Canaristas

Fábio Paiva