sábado, 30 de janeiro de 2010

Mutações de CTs - Opalino ou Diluído?

Salvem amigos criadores de CTs; Tenho batido um papo com diversos interessados em mutações e o foco das discussões tem caído quase sempre nas nomenclaturas e genéticas. Assim pensei em começar aqui um bate papo sobre as mutações e resolvi começar pela mutação erroneamente chamada de Opalino.

Referência: Manual Sicalis de Cor - Comitê de Mutações COBRAP
Vejamos, porque eu digo “erroneamente”, o nome opalino surgiu na reunião de BH do comitê COBRAP por influencia da criação de canários de cor. Entretanto essa influência também foi “mal aplicada”. Vejamos os motivos para chama-los de OPALINOS. Os pássaros analizados( veja foto acima) eram indivíduos mormente amarelos, com riscos afinados e com uma tendência para o cinzento. Ao primeiro olhar, comparando superficialmente com verdes opalinos dos canários de cor, não podemos deixar de considerar que os presentes na reunião estavam certos ao afirmar ser uma mutação OPALINO. Entretanto ao analisarmos profundamente os produtos desta mutação, as melaninas dos CTs e até mesmo os primeiros Opalinos de canários de cor, veremos que esta denominação e avaliação deve ser aplicada a outra mutação, não a esta.

Foto: Fabio Paiva

Os opalinos de canários de cor expressam nos dias de hoje estas características, entretanto nos primórdios da criação, quando a mesma surgiu ela se expressava como uma ligeira diluição da melanina e tinha uma tendência para o marron devido a maior concentração na época de feomelaninas nos CCs, tanto que é chamada em livros antigos de Canários de cor de PRIMEIRA DILUIÇÃO. Alem disso os CTs analisados nesta reunião e denominados como Opalinos são o fenótipo intermediário de uma mutação dominante, ou co-dominante, diluidora que em sua máxima expressão, ou seja em pássaros homozigotos que possuem os dois gens para esta mutação, gera pássaros quase inteiramente amarelos, dependendo da raça regional e da concentração de melanina do indivíduos (veja foto logo acima de um duplo diluido).

Foto: Fabio Paiva

Opalinos em CTs seriam pássaros com uma ligeira diminuição geral da melanina, e prvavelmente com um efeito amarronado geral. Acreditamos que alguns dos chamados “canelas” pelos criadores de mutações de CTs, sejam na verdade Opalinos verdadeiros. Crença esta fortificada por alguns relatos de amigos que compraram canelas que nada tinham de marrom e pela recente aquisição por nós de uma fêmea “CANELA” que muito pouco tem de marrom(vejam foto logo acima).Além de outros relatos de criadores que compraram um casal de “CANELAS” e saíram filhotes “NORMAIS” deste casal. O que é impossível a menos que sejam duas mutações diferentes com aparência de canela.

Assim acreditamos que o nome correto para esta mutação, em comparação com mutação semelhante ocorrida em Pintassilgos (Carduelis sp.) e outros fringilídeos, seria DILUIDO ou DILUIDA. E passaríamos a chamar o Opalino de Diluído apenas e os quase Amarelos ou Amarelos de Dupla diluição ou Duplo Diluído. Vejam abaixo 3 fotos de Pintassilgos comuns (Carduelis magelanica), sendo 2 afetados pela mutação dominante Diluída, um simples fator(macho) e um duplo fator(femea). A diferença de sexos fica quase imperceptível em pintassilgos afetados por essa mutação em duplo fator. E em ultimo um normal para as comparações proporcionais de melaninas negras. Bem mais concentradas em um pintassilgo do que em um CT.




Imagens de Carduelis disponiveis em: http://cesarcanarios.blogspot.com/2009/09/carduelis-magelanicasmacho-diluido.html

Para concluir acreditamos que as denominações sejam fundamentais para entendimento entre os criadores. Propomos então, os nomes DILUÍDO e DUPLO DILUÍDO em vez de OPALINO para essa mutação, pois isso deixará espaço para o verdadeiro Opalino surgir.

Saudações canaristas

Fabio Paiva